Saúde
Passo a passo do sistema de coleta da opinião dos
usuários
Unidades serão premiadas a partir da avaliação de pacientes
Usuários
poderão avaliar atendimento e estrutura. No início de 2018, unidades com
melhores resultados serão premiadas
Pacientes do serviço público de Saúde do Ceará podem,
agora, avaliar o atendimento e a estrutura das unidades por meio de sistema
informatizado. A exemplo do que é realizado na Educação, com premiação de
escolas que apresentam os melhores resultados de aprendizagem, as unidades de
saúde que se destacarem na avaliação dos usuários serão premiadas. A Secretaria
Estadual da Saúde (Sesa) ainda avalia a maneira como se dará essa premiação,
mas a previsão é de que ela seja instituída no início de 2018.
A estimativa da Sesa é de que todas as unidades de
Fortaleza e do Interior recebam o sistema em até 90 dias. Promessa de campanha
de Camilo Santana (PT), o programa Diagnóstico Cidadão foi lançado na manhã de
ontem no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).
Os pacientes poderão realizar a avaliação em totens
instalados nas unidades ou por meio de um link, acessível por qualquer
dispositivo móvel, disponibilizado após o atendimento. Poderão ser
classificados como ótimo, bom, regular ou ruim o atendimento da equipe de
recepção e dos profissionais de saúde, além da limpeza, higiene e organização.
Os usuários podem responder ainda se recomendariam o serviço a um familiar e
deixar sugestões.
“Quanto mais pessoas puderem dar opinião é melhor para
que o Estado possa fazer uma avaliação de como melhorar os serviços”, ressaltou
o governador. Ele explicou que os dados coletados ficarão disponíveis para a
população.
Acompanhando o filho Miguel, 4, no Hias, a comerciante
Angelina de Castro, 37, avaliou como positiva a novidade. “Se eu colocar e
alguém ver é ótimo. Os hospitais têm um papelzinho em que a gente escreve, mas
quem olha? Se for pra usar e verem o que pode melhorar é uma boa. Vou
utilizar”, disse.
Sobre a utilização das informações, o titular da Sesa,
Henrique Javi, explicou que a opinião dos pacientes será somada a uma avaliação
técnica que é realizada há oito meses. “Vamos juntar as informações do banco de
informações com uma avaliação de resultados que reúne o número de atendimentos,
taxa de infecção, agilidade, taxa de retorno e reinternação das unidades, tudo
para produzir reuniões na Superintendência da Rede de Unidades (SRU) para
estudar os resultados e implementar melhorias”, detalhou. No início de 2018,
segundo Javi, as unidades que se destacaram serão premiadas.
Além do Hias, o sistema já foi instalado no Hospital
Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital Geral César Cals (HGCC), no Hospital Geral
Waldemar Alcântara (HGWA), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs — Praia do
Futuro e José Walter) e na Policlínica de Caucaia. (colaborou João Marcelo
Sena)
Serviço
Os pacientes podem escolher entre as opções ótimo, bom,
regular e ruim para responder às questões.
• Como foi o atendimento da equipe de recepção?
• Como foi o atendimento dos profissionais de saúde?
• O que achou da limpeza, higiene e organização?
• Você recomendaria o serviço a um familiar?
Ainda são convidados a deixar uma sugestão.
ANA RUTE RAMIRES/O POVO
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