Mundo
Golpes por smartphones representam 15% das fraudes na internet
Pesquisa aponta que os casos
de invasão de celulares em todo o país aumentaram 55% só no último trimestre
Os golpes aplicados por meio
de smartphones já representam 15% das fraudes na internet. Esta é a conclusão
de um estudo feito por uma empresa que monitora crimes virtuais.
Um rapaz que prefere não se
identificar estava em viagem quando a gerente do banco ligou para confirmar uma
transação. Ela queria saber se ele estava mesmo transferindo R$ 20 mil para uma
conta em Ribeirão Preto, São Paulo.
Segundo um levantamento, os
golpes por meio de telefones celulares já ocupam a segunda posição do total de
fraudes na internet, só perdem para os e-mails falsos que ao serem abertos,
espalham vírus pelos computadores. Ainda de acordo com a pesquisa, os casos de
invasão de celulares em todo o país aumentaram 55% só no último trimestre.
O criminoso consegue o número
do celular da vítima e ativa a linha em outro chip. Com a linha habilitada, ele
baixa o aplicativo do banco e faz as transações como se fosse o dono da conta.
“Hoje você tem terceirizados
que têm acesso a sistemas onde conseguem ver cadastros, descadastrar e
cadastrar um chip, entende? É uma espécie de clonagem, a vítima recebe um SMS,
um token de um banco para efetivar uma transação”, explica Daniel Lofrano
Nascimento, consultor de segurança digital.
Algumas dicas para não cair
neste tipo de golpe: desconfie de mensagens enviadas por bancos e operadoras.
Na dúvida, ligue para as empresas. Não acesse sites suspeitos e nem baixe
aplicativos sem identificação. Não use sempre as mesmas senhas.
“Se você usa a mesma senha
para cinco serviços, um desses serviços pode ser vulnerável, pode ser invadido
e a sua senha vaza. Aí os criminosos invadem os outros quatro”.
A Federação Brasileira de
Bancos informa que são investidos anualmente R$ 2 bilhões em segurança com o
objetivo de garantir a tranquilidade dos clientes e colaboradores.
Na nota, a Febraban diz também
que o setor bancário atua em parceria com autoridades para combater os crimes e
que o comportamento dos clientes é importante para amenizar os riscos de
perdas.
O Sindicato das Empresas de
Telecomunicações afirma que elas investem continuamente em segurança e proteção
ao cliente. A nota ressalta que é crime contratar serviços com dados de outras
pessoas e que as operadoras são tão vítimas dessas ações quanto os consumidores.
As empresas não comentaram a suspeita de que funcionários das operadoras atuem
nos golpes.
JORNAL HOJE
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