Margem chega a
28,5%, conforme dados do Censo 2020 divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo Inep.
O Ceará atingiu em 2020 28,5% de estudantes do ensino fundamental da rede
pública matriculados em tempo integral. O percentual é o maior do Brasil, de
acordo com o Censo Escolar 2020,
divulgado nesta sexta-feira, 29, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os alunos da rede pública
do ensino médio matriculados em tempo integral, o Ceará fica na terceira
colocação, atrás de Pernambuco e Paraíba.
Proporção de alunos em tempo
integral matriculados na rede pública de ensino fundamental por unidade da
federação - Brasil 2020
Ceará: 28,5 %
Piauí: 16,3 %
Tocantins: 15,9 %
Maranhão: 13,3 %
Alagoas: 13,1 %
Rio de Janeiro: 12,9 %
Paraíba: 9,8 %
São Paulo: 9 %
Paraná: 7,7 %
Goiás: 7,3 %
Distrito Federal: 6,6 %
Minas Gerais: 6,5 %
Bahia: 5,9 %
Rio Grande do Sul: 5,1 %
Mato Grosso do Sul: 5 %
Amazonas: 4,9 %
Espírito Santo: 4,9 %
Santa Catarina: 4,3 %
Pernambuco: 3,7 %
Rio Grande do Norte: 3,7 %
Mato Grosso: 3,6 %
Pará: 2,4 %
Rondônia: 2,1 %
Acre: 1,7 %
Sergipe: 1,5 %
Amapá: 0,4 %
Roraima: 0,1 %
O panorama brasileiro apresenta redução do percentual de matrículas em
tempo integral. O percentual já chegou a ser de 15,3% nos anos iniciais, em
2017, e 12% nos anos finais do ensino fundamental. Já em 2020, na média
nacional, há 7,6% de alunos matriculados em tempo integral nos anos iniciais do
ensino fundamental e 6,9% nos anos finais.
Os números do Ceará sobre o ensino fundamental representam uma diferença
superior a 12 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o Piauí, que
tem 16,3% de alunos da rede pública do ensino fundamental em tempo integral. Os
números mostram força do Nordeste em relação a essa política. Além do primeiro
e segundo lugar, a região tem também o quarto lugar com o Maranhão (13.3%) e o
quinto, com Alagoas (13,1%). O terceiro é o Tocantins (15,9%).
Ensino médio
O Nordeste se destaca ainda mais entre as matrículas em tempo integral na
rede pública no ensino médio. Nesse caso, o Ceará não está no topo. O primeiro
é Pernambuco, que chega a 54,6%. Depois vem a Paraíba, com 45,9%. O Ceará, em
terceiro, tem 30,8%. Além dos três primeiros lugares, o Nordeste tem o quarto
lugar, Alagoas (25,3%), o quinto, Sergipe (23,3%), e o Piauí, 18,1%, em sexto.
Proporção de alunos em tempo
integral matriculados na rede pública de ensino médio por unidade da federação
- Brasil 2020
Pernambuco: 54,6%
Paraíba: 45,9%
Ceará: 30,8%
Alagoas: 25,3%
Sergipe: 23,3%
Piauí: 18,1%
Tocantins: 16,6%
Amapá: 16,4%
Rio de Janeiro: 15%
Espírito Santo: 14%
Rio Grande do Norte: 14%
São Paulo: 12,6%
Rondônia: 12%
Santa Catarina: 11,4%
Goiás: 11,3%
Amazonas: 11,1%
Acre: 10,5%
Roraima: 10,5%
Mato Grosso: 9,9%
Mato Grosso do Sul: 9,2%
Maranhão: 9%
Minas Gerais: 7,7%
Bahia: 5,4%
Distrito Federal: 4,9%
Rio Grande do Sul: 4,5%
Paraná: 3,1%
Pará: 2,7%
Diferentemente das matrículas no ensino fundamental, as matrículas em
tempo integral no ensino médio vêm em alta no Brasil desde 2016, tanto na rede
pública quanto na particular.
Na rede privada, passou de 3,8% em 2016 para 5,4% em 2020. Já na rede
pública, foi de 6,7% para 13,8%.
Em 2020, a data de referência do Censo Escolar foi antecipada de maio
para março em virtude da pandemia de covid-19 e consequente interrupção das
atividades presenciais na maior parte das escolas. Dessa forma, a pesquisa
apresenta um retrato da situação das escolas em um contexto anterior à
pandemia, não refletindo, portanto, seu impacto na educação. (Com Agência
Brasil)
(O Povo- Online)
(Foto: JÚLIO CAESAR)
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