Quatro cearenses são finalistas no Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio.
A final será às 14
horas desta sexta-feira, 28. Participaram do torneio 164 estudantes de 25
estados do País.
O poder de argumentação vai para além das opiniões pessoais. E exercitar
a capacidade de discutir e convencer pode ajudar a desenvolver
o raciocínio lógico. Prova disso são os quatro estudantes do
Ceará finalistas no Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio,
que terá a final a partir das 14 horas desta sexta-feira, 28. Eles tiveram de
debater com argumentos que, muitas vezes, não concordavam. Um total de 164
alunos do ensino médio de 25 estados do País participaram da competição. A
final é disputada entre os estudantes do Ceará e do Rio de Janeiro.
A competição é organizada pela Associação Brasileira de Debates do Ensino
Médio, composta por estudantes secundaristas e universitários. Segundo o
estudante de Brasília Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho, 18, um dos
organizadores, os argumentos bem colocados mostram conhecimento sobre os temas
e ampliam os horizontes de argumentação. “Escolhemos temas que envolvem
educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, segurança pública. É um torneio que
coloca os jovens para debater sobre o que vivem na realidade deles”, informa Os
times são formados por entre três e cinco estudantes, e as duas equipes são
sempre divididas entre o time de defesa e de oposição dos assuntos.
Cerca de 50 alunos do Estado se inscreveram para a competição. E, muitas
vezes, durante a competição, os jogadores tiveram de defender pontos de vista
os quais não concordam. O exemplo é a equipe do Ceará, formada
pelos estudantes Paulo Victor Rodrigues, 18, Penélope Mendes, 18, Gabriella
Mendonça, 17, e
Bruno Rodrigues, 17. A equipe selecionada é formada por estudantes que não se
conheciam, foram apresentados e passaram a se reunir virtualmente para treinar
para os debates.
Um dos argumentos defendidos que a equipe não concordava era o de que o
construtivismo era prejudicial para a educação infantil. “Não concordamos como
um todo. Pois acreditamos que a autonomia infantil é uma importante para o
desenvolvimento das crianças”, conta Paulo Victor. E, mesmo discordando do
tema, a equipe venceu todos os rounds. “Estamos invictos”, comemora.
Alguns dos temas eram informados aos competidores somente no momento dos
debates. O assunto da final foi avisado nesta quinta-feira, 27, um dia antes do
debate.
Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho fez parte da equipe vencedora do ano
passado. Com raízes no Ceará - o pai e toda a família paterna é cearense -, ele
conta que participar dos debates o ajudou na conquista mais importante da vida,
a aprovação com bolsa integral para cursar Economia em Harvard, nos Estados
Unidos. No fim do 2º ano, ele recebeu uma bolsa numa simulação da competição
para debater durante uma conferência nas Nações Unidas e recebeu Comenda
Diplomática na Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados
Unidos, o evento de estudantes de Relações Internacionais do mundo, com mais de
quatro mil participantes. "Foi uma honra", diz.
(O Povo- Online)
(Foto: Reprodução)
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