Corpo de Bombeiros resgata Tejo, Cobras, Jacaretinga e Iguana neste final de semana.

 


Bombeiros Militares resgatam Tejo, Cobras, Jacaretinga e Iguana em Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca

 

Corpo de Bombeiros resgata Cobra, Iguana e Tejo neste final de semana. Neste sábado (29), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio dos bombeiros militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), de São Gonçalo do Amarante (4ªCia/2ºBBM), de Itapipoca (5ªCia/3ºBBM) e Crateús (2ªCia/3ºBBM) resgatou: duas cobras, uma iguana, um jacaretinga e um tejo, nas Área Integradas de Segurança 12, 16, 17, 19 e 23 (AIS 12, 16, 17, 19 e 23) do Estado, respectivamente. Entre sexta-feira (28) e domingo (30), foram resgatados 43 animais em todas as regiões do Estado do Ceará.

Em Itapipoca (AIS 17)

 

Os bom


beiros militares de Itapipoca por volta das 21h05, deste sábado (29), no Bairro Cacimbas, em Itapipoca, resgataram um tejo que se encontrava no quintal da residência, com cerca de 2 metros de comprimento, aproximadamente.

 

O tejo

 

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, tiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies em dois gêneros, todas nativas da América do Sul.

Em Maracanaú (AIS 12)

 

Os bombeiros militares de Maracanaú por volta das 9 h, deste sábado (29), no Bairro Alto Alegre I, em Maracanaú, resgataram uma cobra que também se encontrava no quintal da residência, com cerca de 1,7 metros de comprimento, aproximadamente.

 

A cobra jiboia

 

A jiboia constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.

Em São Gonçalo do Amarante (AIS 23)

 

Os bombeiros militares de São Gonçalo do Amarante por volta das 16 horas, deste sábado (29), no Bairro Carlotas, em Paracuru, resgataram uma iguana que se encontrava na sala de uma residência, com cerca de 1,2 metros de comprimento, aproximadamente.

 

A Iguana

 

A iguana é um gênero de réptil da família Iguanidae. As espécies deste gênero ocorrem em regiões tropicais da América Central, América do Sul e Caribe.

 

As iguanas têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir até 180 cm de comprimento. Quando jovens, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criados em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.

 

A cobra caninana

 

Como também, ainda no sábado (29), por volta das 17 horas, os bombeiros militares de São Gonçalo do Amarante, no pátio de estacionamento de uma empresa de guindaste, no quilômetro 10, da CE 422, em São Gonçalo do Amarante, resgataram uma cobra caninana que se encontrava próximo aos pneus de um caminhão, com cerca de 1 metro de comprimento, aproximadamente.

 

A cobra caninana

 

Caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. A caninana pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras. É conhecida também como arabóia, cobra tigre, iacaninã, jacaninã.

Em Crateús (AIS 16)

 

Os bombeiros militares de Crateús por volta das 9 horas, deste domingo (30), no Bairro Morada dos Ventos II, em Crateús, resgataram um jacaretinga que se encontrava em um terreno ao lado de residências, conforme os populares que realizavam a limpeza de uma terreno informaram ao ligar para o 193.

 

Ao avistarem algo estranho, se aproximaram achando que era um tronco de árvore. No entanto, quando chegaram mais perto e viram que não era um tronco, o jacaré correu para baixo de uma mata onde tinha uma árvore do tipo jurema.

 

CBMCE resgate de animal jacaretinga

 

O jacaretinga

 

O jacaretinga (nome científico: Caiman crocodilus), jacaré-tinga, jacaré-de-óculos, também conhecido em Portugal como caimão-de-lunetas, ou caimão-almiscarado, é um réptil carnívoro que habita diferentes tipos de rios e lagos de água doce ao sul do México, América Central e noroeste da América do Sul. No estado do Ceará, temos resgates de jacaré e jacaretinga em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Meruoca, Crateús, Independência e Fortaleza.

No Crato (AIS 19)

 

Os bombeiros militares de Crato por volta das 17h30, deste domingo (30), no Bairro Mirandão, em Crato, resgataram uma cobra jiboia que se encontrava no quintal da solicitante. A mesma informou que tinha sentido falta de alguma aves pequenas. Para o resgate foi utilizada uma pinça e um gancho para captura do animal e luvas de proteção.

 

CBMCE Crato

 

A cobra jiboia foi devolvida ao seu habitat natural, na Floresta Nacional do Araripe (FLONA) sem nenhum ferimento aparente. O animal tem cerca de 2 metros de comprimento.

Prevenção

 

Em síntese, mantenha-se afastado de animais silvestres e, se for picado por uma cobra, procura tirar uma foto desta para que se possa identificar com precisão o seu tipo, contribuindo com o tratamento. Caso veja uma cobra, mantenha-se distante e ligue 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

 

Todos os animais resgatados não tinham ferimentos aparentes e foram devolvidos aos seus respectivos habitant naturais em áreas verdes, longe de residências mas próximo a água.

 

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais.

 

Balanço

 

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

(CBMCE)

(Foto: Reprodução)

Comentários