Guerra na Ucrânia completa 1 mês sem prazo para o fim
A invasão da Rússia na Ucrânia completa um mês nesta quinta-feira(24). As tensões entre as partes vem escalando desde 2014, com a anexação da península da Crimeia por Moscou. Com sinais de aproximação da Ucrânia à Otan ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ) no final de 2021, Moscou considerou que o Ocidente estava cruzando a linha vermelha em seu território de influência.
Foi ordenado o deslocamento de 150 mil soldados para pontos da fronteira dos países entre janeiro e fevereiro. Alados ocidentais, como o Presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf scholz, se encontraram com o presidente Russo Vlaldimir Putin em Moscou em busca de uma negociação, que por fim falhou.
Em Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia, os ataques são constantes. Lá há escassez de alimentos, remédios, água e energia, No dia 9 de Março, autoridades de Maripoul relataram que um míssil russo atingiu um hospital infantil e uma maternidade local
NEGOCIAÇÕES ENTRE OS PAÍSES
A 1° rodada de negociações entre os países ocorreram em 28 de fevereiro, 4 dias depois do inicio da guerra, na fronteira de Belarus, que terminou sem sucesso.
A 2° rodada foi estabelecida em 3 de março, onde os dois países concordaram em criar acordos humanitários para a retirada de civis das zonas de conflito, mas não avançaram em resoluções para um armistíco definido.
Na 3° rodada, que ocorreu no dia 7 de março, foi acertada a formação de passagem segura de civis.
A 4° rodada de diálogos foi anunciado uma pausa técnica em 14 de março e um novo adiamento no dia seguinte com o negociador da Ucrânia Mykhailo Podoliak citando impasses muito difíceis entre Ucrânia e Russia.
IMPACTOS DA GUERRA
A guerra vem impactando bastante na economia mundial. O preço de alimentos como pães tiveram uma alta de pelo menos 7% nos últimos 12 meses. A Rússia é responsável por 30% da produção do trigo anualmente.
Com a possibilidade de novas sanções contra a Rússia, nesta quinta-feira(24), o petróleo tipo brent voltou a superar US$ 120,00 dólares. O dólar comercial está sendo vendido a 4,89. Sendo negociado ao menor nível desde março de 2020.
FONTE: Poder360
FOTO: reprodução
.png)



Deixe seu comentário
Postar um comentário