MPCE cobra fiscalização do uso abusivo de equipamentos de som em Limoeiro do Norte

 



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2° Promotoria de Justiça de Limoeiro do Norte, expediu, nesse domingo (22), recomendação às Polícias Militar e Civil, à Prefeitura, aos órgãos ambientais e aos donos de bares e restaurantes para a implementação de medidas que cessem a utilização irregular de equipamentos de som. De acordo com o documento, há registros de reclamações constantes do uso abusivo desses equipamentos em residências, estabelecimentos comerciais, casas de shows e veículos automotivos. A Promotoria destaca a necessidade de intervenção pública, já que as irregularidades expõem a população à poluição sonora e comprometem a saúde pública.    
 
O órgão Ministerial recomendou aos comandantes da 2°Cia/1° BPM de Limoeiro do Norte e do Departamento Municipal de Trânsito (Demut ) que atendam as notificações de práticas de poluição sonora na cidade através do policiamento ostensivo preventivo e que, verificando o uso abusivo dos equipamentos e mesmo sem possuir aparelhos de medição sonora, encaminhem os infratores à delegacia. O documento orienta ainda a Polícia Civil a prestar todo apoio aos casos, adotando as medidas legais necessárias, e a liberar a aparelhagem apreendida apenas por autorização judicial. 
 

As forças de segurança também devem oferecer todo o apoio solicitado pelos órgãos ambientais, especialmente organizando blitze em locais e momentos de maior incidência de poluição sonora. O MP recomenda também aos órgãos ambientais que atentem para os licenciamentos de empreendimentos que exploram o uso de aparelhos sonoros, cabendo à SEMACE efetivar essa atribuição licenciadora, quando a mesma não for realizada pelo Município.  

Já os proprietários de restaurantes, bares, congêneres ou qualquer outro local em que são utilizados os equipamentos devem afixar avisos em locais visíveis sobre a proibição de som veicular, além de solicitar o desligamento de aparelho de som, acionando as autoridades competentes. 
 

Por fim, o MP solicitou conhecimento da recomendação ao Comando Geral da Polícia Militar e à Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança; ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace) e ao Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); e ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, foi solicitado ainda que providencie a aquisição de sonômetros e habilitação dos agentes estatais para seu manejo. O não acatamento da recomendação implicará na adoção de medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis. 

(MPCE)

 (Foto: Reprodução)

PRF apreende veículo sem licença de circulação e com R$ 40 mil em multas.
Apesar de autorização estadual, igrejas católicas de Fortaleza permanecem sem celebrações presenciais.
Avó costura traje de proteção para abraçar neto após mais de dois meses sem contato presencial.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2