Brasileiro recebe mais de 1 bilhão de ligações indesejadas todo mês
Os
brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por
mês, indica documento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregue
ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações).
A agência de telecomunicações afirma ter bloqueado 184,9 bilhões de chamadas
inoportunas na rede monitorada de 26 operadoras entre junho de 2022, quando
adotou regras para restringir a prática, e dezembro de 2024.
Uma apresentação de prestação de contas ao Cdust mostra que a eficiência das
medidas de bloqueio de ligações indesejadas fica em 85%. Os 15% restantes
chegam aos usuários de serviços de telecomunicações.
As ações que tentam mitigar o problema não impediram uma alta de chamadas
abusivas entre 2023 e 2024. O número de ligações importunas bloqueadas pela
Anatel subiu de 76,11 bilhões, nos últimos sete meses de 2023, para 82,52
bilhões, nos primeiros sete meses de 2024, sendo que o total de chamadas na
rede se manteve no período.
Trata-se dos dados apresentados pela Anatel ao órgão consultivo. Não há
informações mensais para os primeiros meses de 2023, nem para o período após
julho do ano passado, segundo a agência.
Arte mostra chamada de atendente de telemarketing para uma pessoa em casa
Catarina Pignato Folhapress A imagem é uma ilustração dividida em duas partes.
Segundo os critérios da agência de telecomunicações, o telemarketing abusivo
acontece quando a empresa faz ao menos 100 mil chamadas por dia com auxílio de
robôs. Nesses casos, a ligação automatizada é interrompida se não há uma
resposta imediata, necessária para o redirecionamento a um atendente ou
mensagem gravada. O tempo de duração das chamadas fica em torno de seis
segundos, de acordo com a Anatel.
A frequência da importunação pode ser ainda maior, a considerar um levantamento
feito pelo app Truecaller, em 2021, que mostrou que cada telefone brasileiro
recebe em média 32,9 ligações indesejadas por mês. Isso equivale a mais de 10
bilhões de chamadas mensais, considerando os 268 milhões de linhas telefônicas
ativas.
Em resposta à solicitação do Cdust para endurecer as regras contra
telemarketing abusivo, a Anatel afirmou que a estimativa seria errada porque a
análise considerou como importunação todas as chamadas de telemarketing, não o
critério da agência, que estipula um mínimo de 100 mil ligações diárias.
A experiência do maranhense Eduardo Henrique Farias, 23, é pior do que o
diagnóstico feito pelo Truecaller. Ele recebe 20 ou mais ligações por dia da
Claro e não consegue nem sequer responder. “Não consigo pedir para me tirarem
da lista, porque o robô não dá a opção de falar com o atendente e, se fica sem
resposta, a ligação cai”, diz.
Ele também não consegue perguntar se o interlocutor trabalha diretamente para a
telecom ou para uma terceirizada.
As ligações ora oferecem produtos, ora fazem cobranças que ainda não venceram,
segundo Farias. A importunação também chega à caixa de mensagens. Na definição
da Anatel, cobranças não configuram telemarketing abusivo, apenas chamadas
oferecendo produtos ou serviços.
Essa realidade se estende também a clientes da Vivo e da TIM, segundo
condenações nos tribunais após investigações promovidas pelos Procons (Programa
de Proteção e Defesa do Consumidor) de Minas Gerais e Distrito Federal.
A multa à TIM, de R$ 2,3 milhões, foi imposta após análise de “diversas
reclamações de consumidores”, diz o Ministério Público de Minas Gerais, ao qual
o Procon-MG está vinculado.
As ligações violaram o estadual Sistema de Bloqueio de Telemarketing, uma lista
na qual os mineiros podem se inscrever para evitar a importunação no celular. A
Anatel oferece um serviço similar na plataforma Não me Perturbe, mas usuários
relatam que continuam a receber chamadas indesejadas mesmo após se cadastrarem.
Em abril de 2023, a Vivo também foi condenada pela Justiça paulista a pagar uma
multa de R$ 2,3 milhões por não respeitar a lista do Não me Perturbe. Em todos
os casos, as empresas estão recorrendo contra as punições.
Procurada pela reportagem, a entidade que representa o setor, Conexis, diz que
as suas associadas apoiam as medidas da Anatel contra as chamadas inoportunas e
fraudulentas. “As empresas de telecomunicações seguem a legislação e a
regulamentação vigentes.”
Além
do Não me Perturbe, a Conexis destaca o serviço Origem Verificada, no qual as
pessoas cadastradas recebem informações sobre quem realiza a ligação, e o Que
Empresa me Ligou, que identifica empresas.
A Anatel afirmou à reportagem que já aplicou o total de R$ 32.020.961 em multas
por telemarketing abusivo, em 24 processos administrativos. Além disso,
bloqueou 1.041 usuários de serviços de telecomunicação por telemarketing
abusivo.
“Desse total, 223 empresas submeteram pedidos para firmar termo de compromisso
com a agência, com 170 deferidos e 53 indeferidos por não atenderem as
condições previstas.”
Em nota, a Anatel disse não ter dados de quantas violações já ocorreram à
obrigatoriedade de usar o prefixo 0303.
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) reivindica dentro do Cdust que o
recebimento de chamadas de telemarketing só possa ocorrer mediante
consentimento livre, expresso e informado do consumidor. “Essa medida
representará um passo importante e definitivo para resolver o problema.”
Em
setembro, a agência apresentou ao comitê uma proposta de ampliação do combate
às chamadas inoportunas. Uma das medidas do pacote seria, por exemplo, a
expansão do uso do 0303 a todas as atividades geradoras de intenso volume de
chamadas, como doações e cobranças, além do telemarketing ativo. A Anatel
usaria como parâmetro o fluxo de mais de 10 mil chamadas diárias para exigir o
uso do prefixo.
As normas passariam a valer no último dia 5, mas o início de vigência da regra
foi adiado por 90 dias a pedido das operadoras, que questionaram detalhes
técnicos do novo regulamento.
Já em operação, o Não me Perturbe bloqueia chamadas de telemarketing realizadas
por sete operadoras e 60 instituições financeiras. Essas empresas selaram um
termo de cooperação com a Anatel e se comprometeram a não contatar os usuários
que pediram bloqueio.
Para a advogada consumerista e colunista da Folha Maria Inês Dolci, mais do que
desrespeitarem a obrigatoriedade de uso do prefixo 0303, as empresas de
telemarketing vendem e compram dados dos usuários para perpetuar a atividade,
sem autorização direta e explícita do consumidor. “A principal legislação que
proíbe essa prática é a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados].”
O
consumidor precisa ser informado sobre o uso de seus dados e os motivos disso,
segundo Dolci. Deve ainda cobrar essa notificação. “Precisamos de mais projetos
de lei, de regulamentações mais severas que garantam privacidade e sossego para
o consumidor”, diz a advogada.
COMO USAR O NÃO ME PERTURBE
As pessoas interessadas em bloquear operações de telemarketing de alguma das
empresas participantes do Não me Perturbe precisam acessar o site da
iniciativa.
A participação requer aceitar os termos de uso da plataforma e fazer um
cadastro de usuário e senha. O registro envolve entregar informações como nome
completo, CPF, email e telefone, que são, segundo a Anatel, usadas para
realizar os procedimentos de bloqueio.
Veja como fazer:
– Acesse o site Não me Perturbe
– Caso não tenha cadastro, clique em “Quero me cadastrar”
– Registre as informações pedidas
– Usuário deve usar um email válido, uma vez que a plataforma envia um código
de confirmação
– Dentro da plataforma, a pessoa deve clicar em “Novo bloqueio”
– Depois, adicionar um telefone, que também passará por processo de verificação
– Na sequência, precisa indicar quais instituições quer bloquear e enviar o
formulário
– O tempo para as empresas efetuarem o bloqueio é de 30 dias corridos
VEJA AS EMPRESAS INSCRITAS
Operadoras de telecomunicação:
– ALGAR TELECOM
– CLARO
– OI
– SERCOMTEL
– SKY
– VIVO
– TIM
Instituições financeiras:
– AGIBANK
– ÁGIL
– BANCO ALFA
– BANCO ARBI
– BANCO J. SAFRA S.A.
– BANCOOB
– BANCO C6
– BANCO CARREFOUR
– BANCO DA AMAZÔNIA
– BANCO DIGIMAIS
– BANCO DO BRASIL
– BANCO INBURSA S.A.
– BANCO MASTER
– BANCO PAULISTA
– BANCO PINE
– BANCO SENFF
– BANESE
– BANESTES
– BANPARÁ
– BANRISUL
– BARI
– BECKER FINANCEIRA
– BRADESCO
– BMG
– BRB
– BV
– CAIXA
– CAPITAL CONSIG
– CCB BRASIL
– CCB BRASIL FINANCEIRA
– CDC BANK
– CETELEM-BNP
– COMPREVFIN
– CREDIARE S/A – CFI
– CREFISA S/A
– DAYCOVAL
– DELBANK
– DIGIO
– FACTA FINANCEIRA
– FINANCEIRA ALFA
– GAZINBANK
– HS FINANCEIRA
– INTER
– ITAÚ-UNIBANCO
– ITAÚ CONSIGNADO
– MERCANTIL DO BRASIL
– MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA
– NBC BANK
– NUBANK
– PAN
– PARANÁ BANCO
– PARATI CFI
– PEFISA
– PICPAY
– PINCRED SOLUÇÕES FINANCEIRAS
– SAFRA
– SANTANDER / OLÉ
– SICOOB COOPERNAPI
– SICREDI
– ZEMA FINANCEIRA
(Sinal
News)
(Foto: Anatel)
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