Prédio residencial é esvaziado após solo afundar em Fortaleza

 



O condomínio San Franccesco, na Rua Fiscal Vieira, em Fortaleza, foi interditado na sexta-feira (4) pela Defesa Civil após o órgão constatar problemas na estrutura do edifício causados pelo afundamento desigual do solo sob a sua fundação.

Os moradores foram retirados do local, e os veículos foram estacionados do lado de fora do condomínio. A estrutura recebeu 170 escoras para evitar o desabamento.

Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza confirmou a interdição e disse que os moradores haviam sido evacuados por "orientação do engenheiro responsável pela obra que está sendo realizada na edificação."

Agora, a Defesa analisa um laudo realizado pela Torres Construtora sobre a estrutura da base e do alicerce do condomínio. A partir do laudo, as próximas medidas serão definidas.

Por meio de nota, a construtora disse que a interdição foi uma ação preventiva, para viabilizar a realização de estudos detalhados e garantir as condições adequadas para a execução dos trabalhos de recuperação.

"A decisão foi baseada em vistorias técnicas que identificaram fissuras, desníveis e movimentações em pontos específicos da edificação. Está sendo conduzido um estudo geotécnico para análise das características do solo de fundação, bem como a elaboração de um projeto estrutural voltado para o reforço das fundações e recomposição de elementos comprometidos. Todas as avaliações estão sendo realizadas por equipes técnicas especializadas", informou o engenheiro civil Pablo Torres.

Uma equipe da TV Verdes Mares esteve no San Franccesco na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com um morador, serviços de água, luz e gás foram interrompidos. O edifício tem 38 anos de fundação e conta com 32 apartamentos distribuídos em quatro andares.

 (G1)

(Foto: Brenda Albuquerque/ Sistema Verdes Mares (SVM)) 

Notícia mais recente
Próxima notícia

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2