Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de
249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências
com o Fisco podem saber se receberão restituição. Às 10h desta sexta-feira
(24), a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de fevereiro. O
lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo,
248.894 contribuintes receberão R$ 602,96 milhões. Desse total, R$ 349,31
milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
As
restituições estão distribuídas da seguinte forma:
- 158.775 contribuintes que usaram a
declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a
restituição via Pix;
- 36.714 contribuintes de 60 a 79
anos;
- 30.867 contribuintes sem
prioridade;
- 10.871 contribuintes cuja maior
fonte de renda seja o magistério;
- 5.040 contribuintes com deficiência
física ou mental ou doença grave;
- 6.627 contribuintes acima de 80
anos.
A
consulta pode ser feita na página da
Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu
Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é
possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e
smartphones.
O
pagamento será feito em 31 de outubro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF
informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na
lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o
extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração
retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por
algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na
declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão
disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o
cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por
meio do Portal BB ou
ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o
contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá
requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando
o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em
seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(Sinal News)
(Foto: Agência
Brasil)
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