Câmara instala comissão da PEC que proíbe extinção dos tribunais de contas



No início de agosto, a Assembleia Legislativa aprovou a extinção do TCM. Decisão é alvo de processo no STF

A Câmara dos Deputados instalou, na quarta-feira (30), a Comissão Especial da PEC 302/2017, que proíbe a extinção dos Tribunais de Contas. A matéria pode ser apensada à PEC 2/2017, do presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB), aprovada em primeiro turno no Senado e que será encaminhada à Câmara após a apreciação em segundo turno.

O deputado Domingos Neto (PSD-CE) lembra que os tribunais de contas de todo o país vivem sobre uma constante dúvida jurídica. “Enquanto a interpretação da Constituição não for esclarecida, os tribunais em todo o país vivem sob uma permanente chantagem. A verdade é que ou você faz tudo que o governador quer, ou você será ameaçado de extinção”, aponta.

A PEC 302/2017 considera os tribunais de contas órgãos permanentes e essenciais de controle externo da administração pública. A Assembleia Legislativa extinguiu, no início do mês, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará, a extinção já foi publicada, mas ainda está sendo alvo de processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ação no Supremo

Na última semana, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil entrou com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra a extinção do TCM-CE. A ação questiona irregularidades no rito processual, além da competência da Assembleia Legislativa do Estado para dissolver um Tribunal de Contas que detém autonomia constitucional advinda da própria Constituição Federal.


CN7

Comentários