Em
meio aos entrevistados, cerca de 80% apontam cartões de crédito como
instrumento de crédito mais utilizado. Financiamento bancário ficou na segunda
posição, com 11%
Na última
terça-feira, 21, a Fecomércio divulgou a Pesquisa do Endividamento do
Consumidor de Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
do Ceará (IPDC). Executado mensalmente, o estudo revela dados do
comprometimento financeiro do consumidor fortalezense. Nesta edição, a de
novembro, o resultado apontou aumento de 6,5% em comparação a outubro último
(63,1%), chegando à taxa de 69,6%.
Entre
os instrumentos de crédito mais utilizados estão os cartões de crédito (80,7%),
seguidos por financiamento bancário com (11,5%). Para os entrevistados, a
diferença entre a renda e os gastos correntes (59%) foi a principal causa
apontada para o endividamento. O valor médio da dívida é de R$ 1.326 com prazo
de pagamento em sete meses.
Também
segundo a pesquisa, cerca de 10% não possuem orçamento ou controle de gastos. É
justamente a falta de planejamento uma das principais razões para o atraso ou
inadimplência. A falta do orçamento foi motivo apontado por 33,2% das pessoas
questionadas. Além disso, o aumento dos gastos considerados essenciais (26,1%)
e as compras por impulso (22,4%) também entram na lista.
Perfil do público e produtos
A preponderância da inadimplência potencial – proporção de consumidores que não
terão
condições de honrar os compromissos financeiros – mostra no topo da lista o
público feminino (11,2%) com idade entre 25 e 34 anos (11,8%) e renda familiar
inferior a cinco salários mínimos (10,7%). Superior à observada em novembro do
ano passado (9,2), a taxa de inadimplência potencial está, segundo a
Fecomércio, apesar do aumento, encontra-se estável. Neste mês, a taxa marcou
9,8%.
Outro dado
apontado pelo levantamento mostrou que os itens de alimentação (57,2%) são os
principais produtos no uso de crédito. Vestuário (36,7%), eletroeletrônicos e
despesas com saúde e educação (30%) foram outros apontamentos dos entrevistados
pela pesquisa IPDC.
IPDC
O instituto busca auxiliar o comércio cearense com dados estatísticos de
economia e
comportamento do consumidor. Analisando o comércio local e tendências de
mercado, as
pesquisas do IPDC são realizadas para indicar e desenvolver atuações de
planejamento das empresas de comércio de bens, serviços e turismo. Conheça mais
sobre o IPDC no Blog Radar do Comércio.
O Povo Online
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