Ceará tem 7 das 10 cidades com melhores índices de ensino público no país



As quatro primeiras são do estado: Sobral, Frecheirinha, Nova Olinda e Brejo Santo. Foi a 2ª vez que Sobral ficou em 1º

Sete cidades do Ceará estão entre os municípios que oferecem as melhores condições de ensino do Brasil. A afirmação vem do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). A pesquisa foi divulgada pelo Centro de Liderança Pública.

O indicador é composto por dados que envolvem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, das redes públicas e privadas. Segundo o estudo, Sobral ficou pela 2ª vez em primeiro lugar, com uma nota de 6,2, numa escala de zero a dez.

Em 2016, o Tribruna do Ceará conheceu a escola Emílio Sendim, no Centro de Sobral (a 250 quilômetros de Fortaleza).

Primeiro lugar no Brasil, o colégio está inserido numa realidade educacional que já é referência no País. Sobral, há mais de 15 anos, investe incessantemente em políticas educacionais. A escola obteve a nota mais alta (9.8) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015.

Logo em seguida, no ranking, vem o município de Frecheirinha (2º), com 6, Nova Olinda (3º), com 5,9 e Brejo Santo (4º), também com 5,9. Ainda na lista estão Coreaú (8º lugar), Reriutaba (9º) e Novo Oriente (10º), todos com nota 5,7.

As cidades estão entre as que oferecem as melhores condições de ensino no país. No ranking de todos os estados, o Ceará é o 6º, com nota 4,9. O IOEB agrupa informações relacionadas aos indicadores de resultados e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

Conforme dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2016, 87% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%.

Segundo o Ideb, entre as 100 melhores escolas públicas do país, 77 são do Ceará. O Estado ocupa as 24 primeiras posições, no que se refere aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. Destaque na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), o Ceará superou a média brasileira em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública.


Tribuna do Ceará
Notícia mais recente
Próxima notícia
Limoeiro do Norte recebe capacitações itinerantes do programa TCEduc do Tribunal de Contas do Ceará
Estudante de Tabuleiro do Norte é selecionada pelo IFCE Internacional para intercâmbio no Canadá
Inscrições para Enem 2023 abrem nesta segunda-feira, 5 de junho

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2