O número de alunos
matriculados em escolas públicas no ensino fundamental e no ensino médio em
2017 caiu, mas houve aumento nas matrículas de creches e pré-escola, bem como
na educação especial. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2017,
divulgado hoje (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep).
Este ano, segundo o levantamento, o total de
alunos matriculados no ensino fundamental em escolas públicas foi de 22,05 milhões,
o que representa uma queda de 1,62% em relação a 2016. No ensino médio, foram
6,68 milhões em 2017, queda foi de 2,85% na comparação com o ano passado.
O número de alunos matriculados em creches da
rede pública subiu 6,8%, chegando a 2,2 milhões. Na pré-escola, também houve
aumento no número de alunos matriculados, com um total de 3,87 milhões e
crescimento de 2,64% em relação a 2016. A Educação de Jovens e Adultos (EJA)
registrou um aumento de 4,1%, com 2,92 milhões estudantes matriculados em 2017.
Em todas as etapas, o total de matrículas na
rede pública este ano chegou a 37,75 milhões, leve redução de 0,5% na
comparação com 2016. Na educação especial, voltada para o atendimento de alunos
com necessidades especiais, foi registrado aumento no número de matriculas em
todos os segmentos.
Censo
O levantamento do Inep detalha o número de
matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual
de ensino, que abrangem a creche, pré-escola, os ensinos fundamental e médio, a
EJA e a educação especial. Os dados incluem as áreas urbana e rural e a
educação em tempo parcial e integral.
A segunda etapa do Censo Escolar 2017 terá
início no próximo mês, quando serão coletados os dados sobre o rendimento e o
movimento escolar dos alunos.
O Censo Escolar é feito anualmente, sob
coordenação do Inep. Segundo o órgão, a ferramenta é indispensável para que os
atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das
unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das
escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
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