CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA DO IFCE DE LIMOEIRO DO NORTE É 1º NO CEARÁ, 2º NO NORDESTE E 8º NO BRASIL

O curso licenciatura em Educação Física do campus de Limoeiro do Norte do IFCE recebeu nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. O curso obteve nota 5, em uma escala de 1 a 5. A performance coloca o curso de Educação Física com a melhor avaliação no Ceará e segunda no Nordeste. Em nível de Brasil, o curso fica com oitava melhor avaliação, dentre 553 cursos avaliados.
A coordenadora do curso, professora Luciana de Sousa, afirma que o resultado foi acolhido com muita satisfação pelos docentes e discentes. “Nosso corpo docente é extremamente ativo, com uma formação baseada no ensino, pesquisa e extensão. Tenho certeza que o engajamento dos estudantes com as propostas dos professores tem contribuído para uma formação plena”, comemora.
A professora também pontua o empenho dos discentes e estímulo e motivação dos professores. “O curso desenvolve muitas atividades extracurriculares, com enfoque na pesquisa. Nós temos vários grupos de pesquisa vinculados a programas da instituição, pela PRPI, como o PIBIC. Esses grupos são fundamentais para que os alunos consigam consolidar os conteúdos vistos em sala de aula, além de promover ações de extensão”, acrescenta.
Para o estudante João Marcos Saturnino, do 5º semestre, o resultado demonstra o trabalho desenvolvido pelos professores do curso, juntamente com a direção do campus. “É um destaque grande para um curso do interior do estado. Isso só reforça a qualidade dos profissionais formados para o mercado de trabalho e também para pesquisas e vida acadêmica. O que deixa a gente com bastante segurança no mercado”, reforça.
João Marcos traz novos conhecimentos para o curso. O estudante retornou do intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, onde esteve de fevereiro a julho deste ano, por meio do programa IFCE Internacional.
O estudante destaca que foi a melhor experiência de sua vida acadêmica no IFCE. “Pude fazer umas disciplinas que não estão na nossa grade e também um curso de língua inglesa. A realidade e o contato que você tem com outra sociedade e outra cultura, tanto no âmbito acadêmico como fora dele, se tornam elementos enriquecedores para a formação profissional e pessoal”, conclui.
A licenciatura em Educação Física iniciou suas atividades em 2011. É a segunda vez que o curso recebe nota máxima no Enade. No exame de 2014, também recebeu nota 5. No ano de 2015, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, em uma escala de 1 a 5.

Comentários