Como utilizar melhor o WhatsApp e o Instagram no seu negócio.
Especialistas em
marketing digital ensinam a melhor maneira de fazer uso das redes sociais para
alavancar seu negócio.
A Pequena Padaria Caseira nasceu, praticamente, no Facebook.
Ou pelo menos foi por lá que a padeira, Kerla Alencar, começou a publicizar
seus pães, em 2013. Hoje, presente também no Instagram, o qual considera sua
principal vitrine, as vendas acontecem basicamente via WhatsApp. É por lá
também que, caso você esteja na lista de transmissão, recebe o cardápio da
semana: “no WhatsApp é onde eu efetivo a
encomenda, onde eu vejo questões de pagamento e outras informações, é onde a
pessoa conversa comigo mais diretamente. Essa ferramenta é fundamental pro meu
trabalho, inclusive, por que eu não tenho uma porta comercial, na rua, não
recebo pessoas na minha casa”, afirma a empreendedora que tem
como diferencial a fabricação de pães 100% integrais, além de bolos feitos com
ingredientes tipicamente cearense, como é o caso do bolo de rapadura com
gengibre ou do bolo de jerimum com coco.
Na estratégia traçada por Kerla, o
WhatsApp é para vendas e relacionamento direto com o cliente,
já o Instagram é utilizado por ela como uma vitrine, mas que pra muito além de
mostrar seu produtos, entrega para o cliente o conceito da sua marca, o modo
como ela trata o tema da panificação e os diferenciais de sua padaria. Assim
como a Kerla, muitas marcas vem apostando nas redes
sociais como sua principal ferramenta para alcançar novos clientes e efetuar
vendas. E sim, é possível fazer isto sem precisar de um
grande capital, como a gente mostra nesta matéria aqui.
Segundo pesquisa da empresa de inteligência de mercado
Neotrust/Compre&Confie, divulgada no fim de julho, cerca de 5,7 milhões de
brasileiros fizeram sua primeira compra online durante a pandemia. Com
isso, os aplicativos que possibilitam a interação com os consumidores se
tornaram ainda mais relevantes para micro e pequenas empresas.
Conversamos com dois especialistas no assunto, os analistas de marketing
digital, Luciano Farias e Bruno Leitão, para responder as principais dúvidas
sobre qual a melhor forma de utilizar Whatsapp e Instagram para impulsionar seu
negócio.
Quais as vantagens de utilizar Instagram
e WhatsApp para vendas?
O alcance que esses canais proporcionam as marcas faz com que seja possível ir
além do seu bairro ou cidade. Por que vender apenas na minha vizinhança se eu
posso ir além? Essas duas redes sociais (sim o WAPP é uma redes social),
permitem um maior alcance e, consequentemente escalar as vendas, que ocorre
quando você eleva as vendas sem, necessariamente, aumentar os seus custos na
mesma proporção.
Empresas usuárias de contas pessoais de
WhatsApp e Instagram devem trocá-las por versões comerciais?
Com certeza! As versões comerciais fornecem outras ferramentas que as contas
convencionais não disponibilizam. No caso do IG, a conta comercial te fornece
métricas que são muito importante no planejamento do conteúdo postado. Já no
WAPP, há ferramentas de automação, catálogo e segmentação de clientes que
permitem uma gestão mais eficiente e um melhor relacionamento com o seu
cliente.
Ao adotar um perfil comercial nas redes
sociais, os contatos do perfil pessoal são perdidos?
De maneira nenhuma. No IG, o app faz essa transição na hora e você continua
tendo acesso a tudo que já foi postado, comentado, marcado, ou seja, você não
perderá nada. Para migrar do WAPP convencional para o WAPP Business é
necessário baixar o app específico. Para realizar a migração com segurança, o
usuário deve realizar o backup da sua conta atual e, só depois de finalizado
essa operação e que deve realizar a ativação da conta do WAPP Business. Vale
ressaltar que ao fazer essa migração o WAPP convencional será desabilitado e
todo o conteúdo estará disponível agora apenas no WAPP Business.
As funcionalidades de loja e catálogo do
Instagram e do WhatsApp Business dispensam ter um ecommerce?
Não dispensam, pois elas não possuem ainda um gateway de pagamento, ou seja,
atualmente essas funcionalidades atuam apenas como catálogos de produtos. Para
efetivar a transação comercial o usuário é direcionado a um e-commerce. Outra
coisa, ao montar o seu e-commerce as regras passam a ser suas. Você define o
que vai estar disponível ao cliente, a linguagem, imagens, e tudo mais. É como
se o e-commerce fosse uma casa própria e as redes sociais um imóvel alugado. O
perfil no IG é seu, mas no fundo não é. Por que investir muito em um imóvel
alugado se você pode ter o seu, não é mesmo?
Se eu tiver algum tipo de loja virtual,
ela pode estar atrelada à conta do Instagram?
Pode sim. Geralmente, essa loja é criada no Facebook e assim é possível
integrá-la com algumas plataformas, que conseguem se comunicar entre si, como é
o caso do Instagram. Você pode ter um link na BIO que irá direcionar o teu
seguido ao seu e-commerce.
Como devem ser as fotos de um catálogo
online?
São fotos de alta definição, ou seja, você não pode colocar uma foto embaçada,
poluída no fundo. Devem ser fotos com fundo branco, bem iluminadas e várias
fotos dos produtos, com diversos ângulos, tipo 360º, e que mostre as
características principais do produtos. Faça fotos mostrando a aplicação do
produto no dia a dia da cliente. Faça fotos com clientes reais utilizando o
produto e coloque isso no catálogo (com a permissão da cliente, claro). Você
pode ter mais de uma foto para cada produto e isso te permite explorar muito
bem o catálogo, além dessas sugestões, você pode colocar o preço na descrição
do produto e um link para o seu site.
Como aumentar as vendas utilizando o
WhatsApp Business e o Instagram?
Com conteúdo útil, atual, original e na dose certa. O WAPP e o IG são redes
sociais e você deve utilizar esses canais para se relacionar com o seu público
e não apenas para converter seguidores e contatos em clientes. Procure entender
como o seu produto, ou serviço, poderá resolver um problema do seu cliente.
Empacote essa solução em conteúdos que despertem a Atenção, o Interesse, o
Desejo e que leve a Ação, ou seja a compra da sua oferta. Para isso não há
fórmula mágica, ou receita pronta. Você precisará testar o seu conteúdo e
adequá-lo às respostas do seu público.
Toda empresa que tem uma conta no
WhatsApp Business precisa ter um catálogo de produtos?
Não necessariamente, mas aconselho que sim. Imagine uma empresa que vende
cosméticos e que a toda hora tem muitas novidades. Ficar enviando dezenas de
fotos semanalmente para as suas clientes não vai proporcionar a elas uma boa
experiência. Agora some isso á limitação de wifi, bateria e memória de quem
receberá essas fotos... No catálogo, basta você atualizar com novas imagens e
depois é só enviar o link para as clientes. Elas não precisarão baixar nada e
nem comprometer a sua memória, pois tudo estará na nuvem. Vale a pena utilizar
o catálogo, suas clientes vão agradecer!
Quais são os principais erros das
empresas ao usar o Instagram e o WhatsApp Business?
Os erros principais são: não ter um objetivo claro para esses dois canais
digitais; não conhecer o seu público; transformar essas redes em meros
catálogos, com fotos excessivamente super trabalhadas no photoshop; mendigar
seguidores ao estilo sorteio, me segue que eu te sigo e por aí vai; não ter uma
sistemática de conteúdos; utilizar um conteúdo pobre sem valor real para o seu
público; e, o pior trocar farpas com outras pessoas que utilizam as redes
sociais.
Como o micro e pequeno empreendedor pode
focar melhor nas estratégias de marketing para alavancar seu negócio?
A melhor forma é definir um nicho de mercado para atuação. Procure um nicho de
mercado pouco explorado e que você se identifique. Procure conhecer quem são as
pessoas desse nicho, suas preferências, dores e desejos. Fazendo isso agora o
microempreendedor deve se adaptar a esse nicho e seu público, modificando a sua
oferta para resolver os problemas desses clientes e gerar valor real para eles.
E, só após isso, ele deve investir tempo e recursos nos canais digitais que são
utilizados por essas pessoas alvo das suas ofertas. Não saia por aí atirando
para tudo quanto é lado, isso não vai funcionar. Encontre um nicho que você
pode se destacar e mostre o seu valor para as pessoas com conteúdos atrativos e
que serão capazes de transformar seguidores em clientes.
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(O Povo- Online)
(Foto: Reprodução)
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