O principal setor
responsável pela alta foi o de pedido de alimentos por meio de aplicativos, que
representam cerca de 149% do crescimento do setor.
Diante da necessidade de isolamento como forma de prevenir e
combater a disseminação da Covid-19, os gastos dos brasileiros com serviços de delivery
registraram aumento significativo em 2020. Levantamento feito pela Mobills, startup
de gestão de finanças pessoais, mostra que a demanda pelo
serviço subiu 187% entre janeiro e dezembro do ano passado.
A pesquisa levou em consideração os gastos feitos por 46 mil
brasileiros ao longo do último ano e constatou que a alta no setor foi
alavancada pelo serviço de entrega de comida, por meio de aplicativos
terceirizados como Ifood, Rappi e Uber Eats. Confira gráfico comparando o
crescimento de cada uma delas:
As três maiores empresas de delivery
de comida no País, somam juntas, 149% da alta dos gastos de brasileiros com
serviços de entrega. O isolamento, bem como as medidas restritivas que
impediram que bares e restaurantes permanecessem abertos em horário estendido
despontam como principal fator responsável pelo aumento. Assim como a
implementação do delivery por
estabelecimentos que antes somente atendiam presencialmente.
O crescimento expressivo no setor representa também uma recuperação no
ramo e está associado a uma queda nos pedidos feitos durante o início do ano,
momento em que a pandemia se consolidou no País, e uma crescente contínua após
o mês de março, momento no qual o setor registrou o movimento mais baixo do
ano.
Estando à frente do levantamento, o CEO da Mobills, Carlos Terceiro, pontua que
a queda no mês de março está relacionada ao medo dos consumidores
diante da incerteza econômica gerada pela pandemia. Em contrapartida,
o mês de dezembro, que registrou o maior gasto individual com entregas,
representa para ele uma demanda crescente daqueles que estão voltando à
normalidade de suas funções econômicas, mas que ainda tentam manter algum grau
de isolamento.
Gasto médio mensal
por cada aplicativo de entrega
A entrega de compras feitas em supermercados por estes aplicativos foi
fundamental para o aumento do rendimento de cada companhia. A
Rappi foi a empresa que registrou maior consumo médio mensal nos serviços de
entrega. O gasto de cada cliente com a plataforma chegou a ser de R$
103,96 no mês de setembro de 2020, enquanto em janeiro, o valor médio das
transações era R$ 50,51. O aumento de gastos de clientes com o Rappi registrou
uma alta de 61% ao longo do ano passado.
Com relação ao IFood, o gasto médio dos consumidores se manteve
estável até março e a partir disto um crescimento. Nos três primeiros
meses de 2020, em janeiro e março, os gastos em média eram de R$ 35. Em junho,
o valor aumentou para R$ 43,36, mantendo a faixa até o fim do ano passado e
encerrando o período com aumento de 22%. Sendo o que menos registrou
aumento de consumo por parte dos clientes, O UberEats apresentou um
crescimento de 3,25% ao longo do ano, mantendo a faixa de consumo
média mensal aproximada de R$ 35.
(O Povo- Online)
(Foto: Fabio Lima/O POVO)
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