Corpo de Bombeiros resgata Gavião-carijó em Fortaleza.

 



Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE articula abrigo

Mais um resgate bem sucedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que resgatou na tarde deste sábado um animal silvestre da espécie Gavião-carijó, que estava em uma residência na Barra do Ceará, que caiu em um beco, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8).

Com o apoio da articulação da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA | OAB/CE) foi providenciado um profissional habilitado falcoeiro, o Senhor Paulo Roberto Pinheiro Goiana, no intento de ser prestado socorro e reabilitação ao animal e, se viável, posterior soltura.

O resgate e a articulação

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Diariamente recebemos demanda de resgate de animal, quando este animal está ferido ou não tem dono fica um pouco mais difícil atender, pois precisamos transportar e encaminhar para um profissional habilitado e com experiência, visando sua recuperação e posterior soltura em seu habitat natural.

O pai da solicitante fez o correto, ao ver que o animal caiu em um beco, o ajudou, alimentou e informou as autoridades por meio da Ciops que articulou seu resgate e traslado adequado para um profissional habilitado e com experiência

O Gavião-carijó

O Gavião-carijó (rupornis magnirostris), caça comunicando-se com o parceiro. Hábil caçador de cobras, lagartos, roedores e pássaros, é também conhecido como gavião-pega-pinto e vive desde o México até a Argentina.

Balanço

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.

(CBMCE)

(Foto: Reprodução)

Comentários