Novo Ensino Médio no Ceará: o que muda é a estrurura organizacional, diz coordenadora da Seduc.
Reforma no Ensino Médio é válida neste
ano para alunos da 1ª série. Mudanças nas séries seguintes têm previsão para
acontecer até 2024. Em entrevista, coordenadora da Seduc Iane Nobre falou sobre
o tema.
A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado passará a valer para
turmas de 1ª série a partir deste ano. A expectativa é que a transição
ocorra também para as séries seguintes até o ano de 2024. Professores de
escolas da rede estadual do Ceará estão se preparando para a
implantação por meio de um curso ministrado desde outubro do ano passado.
Iane Nobre, coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio no Ceará,
da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), falou sobre o assunto na rádio
CBN Cariri nessa quinta-feira, 19. A novidade representa um desafio não só para
os alunos, mas para as escolas e professores também.
“O que muda, em poucas palavras, é a estrutura organizacional,
onde uma parte do tempo do currículo passa a ser de escolha do aluno. Ele
continua tendo a formação geral de todos os componentes curriculares em uma
parte do currículo. Na outra parte, ele pode escolher em que áreas de
conhecimento ele vai se aprofundar”, explicou Iane em entrevista à jornalista
Nildênia Damasceno.
De acordo com a coordenadora, com a mudança da estrutura organizacional,
também mudam as práticas, a organização e as metodologias das escolas com o
intuito de torná-las mais atrativas e convidativas para o aluno do ensino
médio. “Desde 2019, nós estamos elaborando o novo currículo, que é o nosso
Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC)”, pontua.
"No ponto de vista dos gestores, a gente também fez uma
reorganização dos tempos e espaços da escola. Demos um curso,
que começou em outubro do ano passado e vai terminar no dia 31 deste mês, para
que as escolas também adaptassem seus formatos de organização curricular para
essa mudança que vai iniciar apenas nas turmas de 1ª série do ensino médio em
2022", esclarece Iane.
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