Anvisa recebe pedido de ampliação da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

 



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta sexta-feira, 29, que recebeu uma solicitação da empresa Pfizer para incluir a faixa etária de seis meses a 4 anos de idade na indicação da vacina contra Covid-19, Comirnaty. O imunizante da farmacêutica americana foi liberado no Brasil em 23 de fevereiro de 2021 e atualmente a bula da vacina recomenda a aplicação para a faixa etária a partir de 5 anos.

O prazo inicial de análise é de 30 dias e começa a contar a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto. A Agência destacou que o período pode ser alterado na ocorrência de apresentação de exigência, que é quando os técnicos responsáveis pela verificação identificam a necessidade de complementação de dados e informações pelo laboratório.

A Anvisa ainda informou que a análise técnica será feita de forma rigorosa e com toda a cautela necessária para avaliação de imunizantes destinados ao público de seis meses a 4 anos. Levantamento mostra que desde a data da primeira morte registrada no Ceará por Covid-19 até metade de julho de 2022, pelo menos 151 crianças da faixa etária morreram em decorrência da doença durante o período.


Como é a análise

A solicitação de inclusão de uma nova faixa etária, ou seja, uma nova indicação na bula, deve ser feita pelo laboratório desenvolvedor da vacina. Segundo a legislação, para incluir novos públicos na indicação, o laboratório precisa conduzir e apresentar estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia da vacina ao novo grupo.

Conforme a Anvisa, no caso de vacinas para o público infantil, alguns dos principais pontos de atenção se referem aos dados de segurança e eventos adversos identificados, ajuste de dosagem da vacina e fatores específicos dos organismos das crianças em fase de desenvolvimento, entre outros.

(O Povo- Online)

 (Foto: Reprodução)

 

Comentários