Entenda como identificar sinais de bullying na escola e como evitar
Da brincadeira dita à agressão física, o bullying pode se manifestar de
diferentes maneiras dentro do ambiente escolar. A prática, inclusive, pode
causar danos a longo prazo, levando as vítimas a sofrer com os prejuízos já na
vida adulta. Contudo, as reações podem aparecer ainda na infância ou adolescência. Um
aluno de 15 anos, nesta quarta-feira (5), atirou contra três adolescentes em
uma escola de Sobral, no Ceará. Ele alegou à Polícia que sofria bullying
cometido pelas vítimas.
A psicóloga Fabiana Vasconcelos explicou que o bullying precisa ser encarado de
maneira séria. “É um tipo de violência. É classificado como um tipo de agressão
ao outro. Então, a criança que sofre algum tipo de agressão vai ter um efeito
emocional e também o bullying pode se estender para uma ação física, que
implica em agressão física”, explicou.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron,
informou que a Polícia Civil investiga como o adolescente de 15 anos teve
acesso à arma utilizada para ferir os colegas. A arma está registrada a um Colecionador,
Atirador Desportivo e Caçador (CAC), e a ligação do responsável com o
adolescente ainda não foi detalhada.
“Sofrer bullying significa que a criança está em um lugar onde não esta se
sentindo segura e está se sentindo agredida. Os efeitos disso a gente já
conhece, com outros tipos de violência. Ela pode começar a sentir-se
marginalizada dentro do grupo; e geralmente isso acontece dentro do espaço
escolar, onde ela necessariamente tem de se agrupar todos os dias”, comentou
Fabiana.
A psicóloga explicou ainda que os traumas causados pelo bullying na escola, se
não resolvidos — ou preferencialmente evitados —, podem prejudicar a vítima
para além do período em que passa pela violência.
“Ela vai começar também, dependendo da vulnerabilidade dela, da família que ela
vem, a se achar um indivíduo que não é aceito pelo mundo, que não é bem
recebido. É uma variação de efeitos emocionais que podem ser de longo prazo. A
criança pode crescer com esses sentimentos e levar para a vida adulta”,
comentou Fabiana.
“Essa criança pode não querer ir à escola, pode começar a desenvolver
comportamentos que comecem a criar outros espaços sociais para ela existir,
como a internet, que pode servir como um escape”, complementou.
A psicóloga disse ainda que o trauma pode evoluir para um estado depressivo.
“Ela pode se sentir sem amigos, e isso pode fazê-la entrar em um estado de
tristeza. Potencialmente essa criança vai se sentir inferiorizada, diminuída,
pode ter um efeito na autoestima da criança. Ela pode não se sentir capaz de
existir naquele mundo. Ela pode ter medo de ir à escola”, reforçou Fabiana.
Como evitar o bullying nas escolas?
Fabiana Vasconcelos respondeu também sobre as estratégias para evitar que o
bullying aconteça, ou que ele evolua para situações extremas. “O mais indicado
é que as escolas tenham programas de competência socioemocional. Um programa
com conteúdo que é aplicado todos os anos, de forma semanal, onde crianças e
adolescentes possam expressar os sentimentos em relação ao que está acontecendo
no mundo”, sugeriu.
“Como a escola é muito focada no conteúdo, a criança tem de ter um outro
componente, uma outra disciplina, que é onde ela possa se abrir em relação aos
sentimentos e alguém possa escutá-la”, complementou Fabiana.
Para ela, quando a criança ou o adolescente está em um grupo que tem um
facilitador, falando sobre como se sentir no mundo, a escola traz a consciência
de existir, e da necessidade do bem-estar social em comunidade.
“É isso que a escola pode promover. Fora isso, pode também orientar famílias,
com reuniões e grupos de pais, com educadores unidos em propostas às famílias
de como essa orientação também pode ser feito em casa”, explicou.
“Lembrando que tudo isso é respaldado por uma lei. Tanto o bullying, como o
cyberbullying que também é muito comum nesse pós-pandemia, estão sendo
colocados como um ato que não é aceito socialmente”, finalizou Fabiana.
(Sobral Portal de Notícias)
(Foto: Reprodução)
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