Pelos menos 107 municípios do Ceará registram chuvas nesta terça

 



O Ceará amanheceu com chuva em pelo menos 107 municípios na manhã desta terça-feira, 31, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A tendência é que a chuva permaneça nos próximos dias.

O Litoral de Fortaleza registrou o maior índice pluviométrico entre as 7 horas dessa segunda, 30, e as 7 horas desta terça, 31, com 62 milímetros (mm) (Posto: Posto: Fund.Ma.Nilva), seguido por Caucaia (Posto: Caucaia), com 60 mm, e Granja (Posto: Pessoa Anta), com 59 mm. Veja o gráfico:

A chuva dificulta a mobilidade urbana na cidade e faz com que muitas pessoas se atrasem para seus compromissos. Um desses casos é o de Matheus Vitor, de 21 anos. Ele mora no bairro da Aldeota e demora cerca de 40 minutos para chegar ao trabalho em um dia normal. Com a chuva esse tempo sobe para até uma 1h30.

Ele conta que o principal problema é relacionado a alagamentos e buracos que tem pelo caminho. “Normalmente pego a BR ou a Desembargador Moreira, e a quantidade de alagamentos e buracos torna a condução inviável em dias de chuva”, conta.

Pontos de alagamentos e semáforos

Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disse que, em Fortaleza, não identificou nenhuma necessidade de implementação de desvios por conta de pontos de alagamento na madrugada e na manhã desta terça-feira, 31. Durante esse período, 2% dos semáforos da Cidade apresentaram problemas.

Chuva deve continuar nos próximos dias

“A previsão para esta terça-feira, 31, ainda é de chuva em todas as macrorregiões. Aqui no litoral de Fortaleza, deve voltar a acontecer pela noite”, explica o meteorologista Lucas Fumagalli.

Ainda segundo Lucas, para quarta e quinta-feira, 1º e 2 de fevereiro, as chuvas devem continuar acontecendo em todas as regiões do Estado e podem ser de alta intensidade.

“O motivo das chuvas é a aproximação da zona de convergência intertropical. Esse sistema favorece um aumento na umidade relativa do ar aqui no Estado do Ceará e o desenvolvimento de nuvens verticais, responsáveis pelas chuvas intensas”, conta o meteorologista.

Três açudes no Ceará com volume máximo

Entre os 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) cearenses, três estão sangrando, são eles: Caldeirões, em Saboeiro, Junco, em Granjeiro, e Rosário, em Lavras da Mangabeira.

Além disso, outros quatro açudes apresentam volume acima de 90%, são eles: Muquém, Aracoiaba, Germinal e Tijuquinha. O Estado também conta com 69 açudes com volume abaixo dos 30%.

(O Povo- Online)

 (Foto: FÁBIO LIMA)

Comentários