Indiana de 92 anos realiza sonho de ir à escola e aprende a ler e escrever

 



Salima Khan nasceu em 1931, em Bulandshahr, no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Ainda adolescente, casou aos 14 anos, a vida foi tomando o ritmo do cotidiano e logo se tornou mãe. Apesar das responsabilidades de uma vida de matrimônio, o sonho daquela então menina indiana era de poder ler e escrever.

 

Na época, não havia escolas na aldeia em que morava e, por isso, seu desejo persistiu durante toda a vida, mas apenas como uma ideia longínqua. Aos 92 anos, Khan passou a frequentar a escola.

 

Há seis meses, acompanhada de sua nora, Firdaus, a idosa senta-se ao lado de crianças oito décadas mais novas para aprender.

 

A história de Khan ficou conhecida após viralizar um vídeo em que ela aparece contando de 0 a 100.

 

A paixão de Khan pelos estudos

 

"Todos os dias, eu acordava com os gritos dos estudantes que entravam na escola primária em frente à minha casa, mas eu nunca entrei lá, embora continuasse ardendo de desejo de estudar", diz ao Times of India.

 

Já alfabetizada, Khan relatou as dificuldades de não se ter entendimentos básicos: “Os meus netos costumavam me enganar para que eu lhes desse mais dinheiro, porque não sabia contar. Esses dias acabaram”, afirma a senhora.

 

Khan se tornou uma fonte de inspiração em sua aldeia, desencadeando outras mulheres a também seguirem os mesmo passos de independência. Ao todo, 25 adultas foram atrás da alfabetização após a repercussão de Khan, informa o jornal indiano. Além disso, sua força de vontade também motiva aqueles ao seu redor.

 

A diretora da escola que a idosa frequenta, Pratibha Sharma, conta que no início os professores estavam hesitantes em ensiná-la, mas que sua “paixão” pelos estudos os convenceu.

 

À reportagem indiana, Khan não esconde a felicidade e recorda que, apesar de idosa, não é tarde para perseguir seus sonhos.

 (Sobral Portal de Notícias)

(Foto: Reprodução)

Comentários