Alto Santo e Aracati se destacam no crescimento da produção de caju no Ceará

 



O Ceará segue como o principal produtor de castanha de caju no Brasil, abrangendo sete das dez cidades líderes na produção nacional do fruto. Entre as cidades que mais se destacaram em 2023, além de Beberibe, que lidera o ranking estadual com 9.626 toneladas, estão Alto Santo, que produziu 4.508 toneladas, e Aracati, com 3.758 toneladas.

No total, a produção cearense de castanha de caju chegou a 63.258 toneladas em 2023, representando 49,4% da produção nacional, segundo levantamento do IBGE. A receita gerada pelo setor foi de R$ 222,2 milhões, cerca de 48,9% do total movimentado no Brasil. Esse protagonismo é impulsionado por investimentos em tecnologia, substituição de copas antigas dos cajueiros e ampliação das áreas de cultivo, segundo Ronaldo Sales, diretor da Copacaju, cooperativa que reúne produtores cearenses.

Em 2024, a produção do Ceará já mostra avanço expressivo, com crescimento de 44% até meados de outubro, superando as 91 mil toneladas. Esse ritmo deve continuar, favorecido pelo clima propício e pela demanda externa valorizada, o que incentiva ainda mais os produtores locais a expandirem suas áreas de cultivo.

(Portal folha do vale)

(Foto: Reprodução)

Notícia mais recente
Próxima notícia

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2