Ceará tem 72,1% de crianças alfabetizadas, segundo Saeb

 



O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 para a etapa da alfabetização foi divulgado nessa quinta-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os dados amostrais de provas de matemática e linguagens realizadas com alunos do 2º ano do ensino fundamental, o Ceará tinha 72,1% das crianças alfabetizadas no ano de referência.

No entanto, divergências entre os números da avaliação e do novo Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em maio de 2024, geraram polêmica.

O novo indicador apontou que 56% das crianças do Brasil teriam desempenho adequado ao fim do 2º ano do ensino fundamental. O Governo Federal anunciou o resultado como uma recuperação da educação pós-pandemia, já que o número era maior do que o registrado pelo Saeb em 2021 (36%) e em 2019 (55%).

Já os dados do Saeb 2023 mostram uma taxa menor, de 49,3%, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

A diferença também ocorre nos dados estaduais. No Ceará, o Indicador Criança Alfabetizada divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) foi de 85%. O resultado do Saeb mostra uma porcentagem 12,9 pontos menor.

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Devido à demora na divulgação dos resultados da alfabetização do Saeb — oito meses depois da publicação dos dados das outras etapas educacionais —, o MEC e o Inep foram pressionados por parlamentares a se manifestar.

Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira, 3, o presidente do instituto, Manuel Palácios, explicou que os dados não teriam sido divulgados antes porque o Inep ainda busca definir padrões de desempenho junto aos estados.

O Inep defende ainda que os dados do Indicador Criança Alfabetizada refletem de forma mais precisa a alfabetização dos alunos da rede pública, pois foi produzido por meio de uma avaliação censitária (com todos os alunos) com alta taxa de participação dos estados.

Além disso, a amostra do Saeb teria limitações e os resultados não deveriam ser utilizados para comparação entre estados, conforme Palácios.

“O objetivo do Inep, ao realizar a avaliação amostral, é fazer estudos analíticos, e não realizar comparações entre resultados”, diz a nota técnica publicada pelo instituto.

Saeb busca representar a realidade educacional de cada município, afirma Seduc

Em nota ao O POVO, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) afirma que os resultados apresentados pelo Programa Criança Alfabetizada e pelo Saeb referem-se a metodologias distintas, o que explica as diferenças percentuais observadas entre os indicadores.

De acordo com a secretaria, o Saeb é uma avaliação nacional feita por meio de uma amostra de escolas, que busca representar a realidade educacional de cada município. Já o Índice Criança Alfabetizada é uma iniciativa recente do Ministério da Educação (MEC), criada em 2024, com foco específico na alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.

“No caso do Ceará, esse índice é calculado a partir dos resultados do Spaece-Alfa, avaliação censitária aplicada pelo Estado — ou seja, contempla todos os estudantes dessa etapa em todas as escolas públicas”, afirma a pasta.

O Índice utiliza os itens fornecidos pelo banco nacional do Inep para a produção de 21 modelos de testes com 16 itens, contribuindo para a padronização de parâmetros de dificuldade.

“Embora os estados mantenham autonomia na composição final da avaliação e definição de critérios, o que assegura maior aderência às suas realidades locais, o Ceará adotou integralmente a metodologia orientada pelo Inep”, diz nota.

“A diferença entre os percentuais reflete, portanto, não uma contradição, mas a utilização de abordagens, recortes populacionais e metodologias distintas. Ambos os resultados são importantes e complementares para o monitoramento da aprendizagem e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à alfabetização das crianças cearenses”, finaliza a pasta.

(O Povo- Online)

 (Foto: Reprodução)

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