Ceará tem 72,1% de crianças alfabetizadas, segundo Saeb
O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023
para a etapa da alfabetização foi divulgado nessa quinta-feira, 3, pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com os dados amostrais de provas de matemática e linguagens
realizadas com alunos do 2º ano do ensino fundamental, o Ceará tinha
72,1% das crianças alfabetizadas no ano de referência.
No
entanto, divergências entre os números da avaliação e do novo Indicador
Criança Alfabetizada, divulgado em maio de 2024, geraram polêmica.
O novo indicador apontou que 56% das crianças do Brasil teriam
desempenho adequado ao fim do 2º ano do ensino fundamental. O Governo
Federal anunciou o resultado como uma recuperação da educação pós-pandemia, já que o número era
maior do que o registrado pelo Saeb em 2021 (36%) e em 2019 (55%).
Já os dados do Saeb 2023 mostram uma taxa menor, de 49,3%,
com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
A diferença também ocorre nos dados estaduais. No Ceará, o Indicador
Criança Alfabetizada divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) foi de 85%. O
resultado do Saeb mostra uma porcentagem 12,9 pontos menor.
Devido à demora na divulgação dos resultados da alfabetização do Saeb —
oito meses depois da publicação dos dados das outras etapas educacionais —, o
MEC e o Inep foram pressionados por parlamentares a se manifestar.
Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira, 3, o presidente do
instituto, Manuel Palácios, explicou que os dados não teriam sido divulgados
antes porque o Inep ainda busca definir padrões de desempenho junto aos
estados.
O Inep defende ainda que os dados do Indicador Criança Alfabetizada
refletem de forma mais precisa a alfabetização dos alunos da rede pública, pois
foi produzido por meio de uma avaliação censitária (com todos os alunos) com
alta taxa de participação dos estados.
Além disso, a amostra do Saeb teria limitações e os resultados não
deveriam ser utilizados para comparação entre estados, conforme Palácios.
“O objetivo do Inep, ao realizar a avaliação amostral, é fazer estudos
analíticos, e não realizar comparações entre resultados”, diz a nota técnica
publicada pelo instituto.
Saeb busca representar a
realidade educacional de cada município, afirma Seduc
Em nota ao O POVO, a Secretaria da Educação do Estado
(Seduc) afirma que os resultados apresentados pelo Programa Criança
Alfabetizada e pelo Saeb referem-se a metodologias distintas, o que explica as
diferenças percentuais observadas entre os indicadores.
De acordo com a secretaria, o Saeb é uma avaliação nacional feita por meio de
uma amostra de escolas, que busca representar a realidade educacional de cada
município. Já o Índice Criança Alfabetizada é uma iniciativa recente do
Ministério da Educação (MEC), criada em 2024, com foco específico na
alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.
“No caso do Ceará, esse índice é calculado a partir dos resultados do
Spaece-Alfa, avaliação censitária aplicada pelo Estado — ou seja, contempla
todos os estudantes dessa etapa em todas as escolas públicas”, afirma a pasta.
O Índice utiliza os itens fornecidos pelo banco nacional do Inep para a
produção de 21 modelos de testes com 16 itens, contribuindo para a padronização
de parâmetros de dificuldade.
“Embora os estados mantenham autonomia na composição final da avaliação e
definição de critérios, o que assegura maior aderência às suas realidades
locais, o Ceará adotou integralmente a metodologia orientada pelo Inep”, diz
nota.
“A diferença entre os percentuais reflete, portanto, não uma contradição,
mas a utilização de abordagens, recortes populacionais e metodologias
distintas. Ambos os resultados são importantes e complementares para o
monitoramento da aprendizagem e o aprimoramento das políticas públicas voltadas
à alfabetização das crianças cearenses”, finaliza a pasta.
(O
Povo- Online)
(Foto: Reprodução)
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