INSS inicia notificação de beneficiários para apurar possíveis descontos indevidos

 



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta terça-feira, 13 de maio, a notificação de cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados de seus benefícios a título de contribuições associativas nos últimos anos. A ação busca identificar possíveis casos de fraude, já que muitos segurados relatam não terem autorizado tais descontos.

A convocação será feita exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. O órgão alerta que não enviará mensagens por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens, sendo o canal 135 a única alternativa segura de atendimento além do aplicativo.

Como funcionará o processo de verificação

A partir desta terça, 13, os segurados notificados terão acesso, pelo Meu INSS, à informação de que houve descontos relacionados a associações. Já na quarta-feira, 14, será possível visualizar qual associação foi responsável pela cobrança e o valor total retido.

Caberá ao beneficiário declarar, diretamente no sistema, se reconhece ou não a autorização para os descontos. Não será necessário apresentar documentos para essa contestação. Além disso, não há um prazo limite para fazer a manifestação, o que garante mais tranquilidade para os segurados analisarem com cuidado.

Reembolso poderá ocorrer ainda em maio

Se o cidadão confirmar que não autorizou o desconto, o próprio INSS emitirá uma cobrança para a associação envolvida, que terá 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem o vínculo com o segurado: autorização expressa, comprovante de associação e cópia de um documento de identidade.

Caso a entidade não consiga comprovar o vínculo, terá o mesmo prazo para efetuar a devolução dos valores ao INSS, que repassará o montante ao beneficiário por meio de uma folha suplementar de pagamento.

Se não houver o pagamento por parte da associação, o processo será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para adoção de medidas legais de ressarcimento.

De acordo com o governo, os valores passíveis de devolução abrangem os descontos realizados desde março de 2020, e os pagamentos para os segurados que tiverem direito deverão ser realizados entre 26 de maio e 6 de junho.

Segurança e acesso

Para utilizar o aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve:

  1. Baixar o app na loja do seu dispositivo móvel (Android ou iOS);
  2. Aceitar os termos de uso;
  3. Entrar com sua conta gov.br, utilizando CPF e senha;
  4. Autorizar o acesso aos dados pessoais.

O aplicativo permite acesso a diversos serviços, como consulta de extratos, histórico de pagamentos e agora, também, a verificação dos descontos irregulares.

Orientações

O INSS reforça que não realiza contato por telefone para tratar do tema e que qualquer tentativa de abordagem fora dos canais oficiais deve ser considerada suspeita. Em caso de dúvidas, a recomendação é buscar o canal 135.

A iniciativa faz parte dos esforços do governo para garantir maior transparência e corrigir eventuais práticas abusivas que atingiram milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.

 (Portal folha do vale)

(Foto: Reprodução)

Notícia mais recente
Próxima notícia

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2