Imposto de renda: Receita Federal abre consulta a mais um lote residual

 



A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (dia 23), às 10h, a consulta a mais um lote residual de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Essa nova leva de devoluções inclui 182.959 restituições, destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários, com valor total de R$ 403.654.591,03. O depósito bancário será feito ao longo do dia 30 de janeiro.

Do total desembolsado, R$ 250.412.725,27 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • Idosos acima de 80 anos – 4.692 restituições
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos – 27.295 restituições
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave – 3.088 restituições
  • Cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério – 7.868 restituições

Além disso, 124.065 restituições serão destinadas a pessoas que não têm prioridade garantida por lei, mas foram incluídas na lista por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix.

Há também 15.951 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

Como consultar

Para saber se está contemplado nesse lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitem uma consulta simplificada para consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações equivocadas no site. A Receita também conta com um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

 (Ceará Agora)

(Foto: Reprodução)

 

Notícia mais recente
Próxima notícia

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2