Poluição sonora: Operação é realizada em Fortaleza contra paredões de som

 

Uma operação de combate à poluição sonora está sendo realizada neste fim de semana na Capital cearense pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). O foco da fiscalização são os chamados "paredões" de som. A operação se iniciou na manhã de ontem, e segue até a noite deste domingo.

Segundo a Agefis, as fiscalizações serão realizadas em vias, espaços públicos e privados de livre acesso da população, como calçadas, estacionamentos e postos de combustíveis, para a verificação de denúncias de violação do sossego público por uso de equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredão.

O órgão alerta que qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado no porta-malas ou sobre a carroceria dos veículos também se enquadram nesta mesma categoria e estão sujeitos às punições. O mesmo vale para os carros que possuem som instalado no seu interior, desde que audível externamente.

DECRETO

O Governo do Ceará publicou um decreto no último dia 20, que o uso do som automotivo foi proibido em todo Estado, tanto em espaços públicos, como privados. Segundo o decreto, só poderá acontecer eventos de som automotivo, em locais apropriados e autorizado pelo órgão municipal competente, com isolamento acústico e assegurado de quem não irá existir pertubação do sossego.

(foto: Reprodução)

Comentários